Carregando...

atbpa@atbpa.com.br

+55 (94) 99238-7039

Conheça 7 opções de medicina alternativa para cavalos

Esses tratamentos complementares ajudam a  manter seu parceiro equino feliz e saudável

 

Não há como negar, as opções de medicina complementar ou alternativa existem há tanto tempo quanto o que geralmente se pensa sobre a medicina veterinária tradicional.

Inegavelmente, essas opções funcionam bem em complementar as práticas médicas tradicionais. Como, por exemplo, para uso na cicatrização de lesões, bem como na prevenção de lesões e manutenção do desempenho ideal para nossos atletas equinos.

Sabendo disso, separamos sete opções de medicina alternativa para você usar no seu cavalo. No entanto, antes de mais nada, vale ressaltar que é imprescindível que você consulte um veterinário antes de adotar qualquer uma destas opções, ok. Confira!

  1. Acupuntura

Esta terapia alternativa é realizada colocando pequenas agulhas em locais específicos no corpo do cavalo. Os locais são escolhidos dependendo dos problemas específicos que estão sendo abordados.

Nesse sentido, os locais utilizados nesta terapia são ricos em terminações nervosas e/ou vasos sanguíneos. Ao colocar a agulha nesse local, são liberados neurotransmissores e outros fatores, iniciando uma série de ações que levam ao efeito terapêutico.

Essa terapia é comumente usada para tratar problemas do sistema muscular, mas também foi observada no tratamento de problemas de alergia para controlar os sintomas e melhorar a resposta aos medicamentos.

2.Quiropraxia

Os tratamentos de Quiropraxia se concentram no ajuste do sistema esquelético para restaurar o alinhamento adequado. No entanto, isso é feito através do médico que realiza um exame para determinar quais articulações ou vértebras estão fora do alinhamento adequado.

Em seguida, são feitas manipulações físicas para restaurar os ossos ao alinhamento adequado. Essa terapia é comumente usada para tratar problemas que apresentam assimetria visível, como inclinar a cabeça, carregar a cauda para um lado e caminhar torto.

  1. Massagem Terapêutica

Semelhante ao trabalho de Quiropraxia, massagem terapêutica utiliza manipulações. No entanto, este tratamento concentra a manipulação dos músculos e não dos ossos, como visto no trabalho de Quiropraxia.

O objetivo desta terapia alternativa é aumentar a amplitude de movimento, melhorar a circulação e diminuir os espasmos musculares. Os locais utilizados na acupuntura também são pontos comuns de foco nessa forma de terapia.

  1. Healing Touch

O Healing Touch é uma terapia holística com o objetivo de equilibrar o sistema energético. Dessa forma, tem como objetivo colocar o cavalo em uma posição de estabilidade física, mental e emocional que promove a autocura.

O sistema de energia mencionado acima é definido como o campo de energia do cavalo e o campo de energia que circunda o corpo. Essa forma de terapia não é invasiva e tem diversas aplicações, desde suporte a lesões e doenças, alívio de estresse e ansiedade e desenvolvimento de confiança.

  1. Osteopatia 

A medicina osteopática está focada em olhar para o paciente como um todo e usar a capacidade natural do corpo para se curar. A principal diferença que a maioria das pessoas percebe com a medicina osteopática versus a medicina tradicional é a utilização de técnicas de manipulação para abordar questões específicas.

As manipulações realizadas são feitas para mobilizar a capacidade inata do corpo de defender e corrigir.

  1. Rolfing

De certa forma, o rolfing pode ser considerado a terapia intermediária entre a massagem e o trabalho de Quiropraxia. Essa terapia concentra-se nos tecidos do corpo (como massagem) para realinhar a estrutura do corpo (como quiropraxia).

Os médicos se concentram nos tecidos do corpo que se ligam e puxam os ossos e as articulações. O conceito é liberar esses tecidos, permitindo que o corpo se realinhe.

  1. Laser Therapy

Quando alguém diz laser, a maioria das pessoas pensa nos lasers cirúrgicos, capazes de queimar, cortar ou destruir tecidos. No entanto, os lasers de baixa potência podem ser usados ​​para alterar a função das células sem destruição de calor ou tecido.

Portanto, essa terapia pode ser útil em condições que envolvam articulações, nervos e tecidos moles para aliviar a dor, reduzir a inflamação e promover a cura.

Ademais, existem comprimentos de onda e tempo específicos que devem ser usados ​​para fornecer a dose ideal de terapia. Isso depende de vários fatores, como, por exemplo, profundidade da área-alvo, densidade do tecido, até espessura e cor da pelagem.

Por fim, vale ressaltar que os efeitos colaterais e risco de excesso de tratamento são essencialmente inexistentes.

E aí, gostou das dicas?

A medicina alternativa pode ser uma ferramenta maravilhosa para curar, proteger e prevenir lesões. Por sua natureza, essas terapias se prestam ao uso fácil e eficaz das técnicas médicas tradicionais para garantir o uso seguro e o maior benefício.

Se você estiver pensando em utilizar qualquer uma das terapias acima, é importante discutir isso com seu veterinário para garantir que seja apropriada para o seu problema, ok.

 

Fonte: Blog Protecnica Veterinária/ blog.protecnica.com.br 

Fotos: Divulgação internet 

Mais notícias