Carregando...

atbpa@atbpa.com.br

+55 (94) 99238-7039

A importância do manejo e os cuidados com os cavalos na quarentena

As provas estão suspensas, mas a manutenção dos cavalos não pode parar, em especial dos atletas

 

O período que estamos vivendo é completamente novo para todos do meio equestre, com as provas adiadas e canceladas. É muito importante manter a rotina dos animais, quanto aos treinos, trato e manejo de forma geral. É momento de refletir e fazer os ajustes no preparo de seus atletas, com consistência nos exercícios.

Deve haver uma preocupação com a condição física dos cavalos, bem como com a dieta, que deve ser balanceada. Nesta dieta, é muito importante suplementar elementos que auxiliam na composição da musculatura e na sua recuperação.

Alguns elementos nutricionais auxiliam no condicionamento muscular e, consequentemente, no desempenho atlético.

“ Podemos associar a Creatina, fundamental na geração de energia para contração muscular; os BCAA´s (Leucina, Isoleucina e Valina), que compõem um terço das proteínas musculares; e a L-Carnitina, que auxilia na transformação de gordura em energia”, detalha Juscelino Ribeiro, médico veterinário, Coordenador de Vendas Equinos da Vetnil.

 

Manter animal hidratado é fundamental

Os cavalos, assim como os humanos, transpiram durante o exercício físico, para resfriar o corpo. Um cavalo de 500 kg pode perder de 5 a 12 litros de água por hora através do suor, dependendo da intensidade do exercício e do calor e umidade do ambiente.

Junto com essa perda de água ocorre a perda de eletrólitos, minerais com funções importantes no organismo, que participam da contração muscular, transmissão de impulsos nervosos e influenciam na ingestão de água, por exemplo.

“A reposição destes eletrólitos após os exercícios e previamente, como preventivo, se faz fundamental para manutenção da saúde e do desempenho do atleta”, expõe Juscelino Ribeiro.

O Eletrolítico Booster Cenoura®, o Eletrolítico® Pó e o Eletrolítico Booster JCR® são suplementos voltados para a reposição de eletrólitos que são perdidos durante as provas e treinos do dia-a-dia. O produto em pó possui ótimo rendimento e é de fácil administração, podendo ser misturado na água ou junto à ração. Os produtos em pasta propiciam uma administração prática e rápida, diretamente na boca do animal.

Todo cuidado nesse período tem que ser redobrado com os cavalos, já que não se pode ter o excesso, nem a falta, tanto dos exercícios como da alimentação, pois podem gerar alterações na saúde e bem-estar destes animais. Para avaliar e ajustar dietas e atividades físicas, é importante sempre consultar um médico veterinário capacitado.

 Por Assessoria Vetnil Equinos 

Fotos: Ickstok 

Mais notícias