Carregando...

atbpa@atbpa.com.br

+55 (94) 99238-7039

Cavaleiros se mobilizam em defesa dos esportes equestres no MT

Manifestação que será realizada em Cuiabá, no dia 18 de junho, tem o apoio da ABQM

Cavaleiros do Mato Grosso estão organizando um ato, em defesa dos esportes equestres, para o dia 18 de junho. A mobilização começou após a Justiça proibir a realização de provas de Laço, durante a Semana do Cavalo, em Cuiabá (MT). Segundo os organizadores, mais de 600 pessoas montadas a cavalo devem comparecer à Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT), para cobrar a regulamentação dos esportes equestres no Estado.

Para Caê Póvoas, proprietário do Haras Twin Brothers e um dos organizadores do evento, a medida põe em risco a prática dos esportes equestres no Mato Grosso. “A decisão do Ministério Público (MPE) não tem fundamento técnico. Há 20 anos realizando provas, priorizamos o Bem-Estar Animal, seguindo o regulamento de competições da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)”, garantiu.

De acordo com o presidente da ABQM, Cicinho Varejão, esse regulamento normatiza provas oficiais e oficializadas e estabelece regras que garantem a proteção dos animais participantes. “Manifestamos todo o nosso apoio aos laçadores. Nossa união vai além do esporte! Estamos juntos pela cultura e por milhares de famílias, que tiram o sustento nas inúmeras competições que ocorrem todos os finais de semana no MT”, ressaltou.

“Em um Estado eminentemente agrícola, esse tipo de decisão afeta bastante a economia e a geração de emprego e renda. A Semana do Cavalo abriu mais de 150 vagas diretas de trabalho”, reforçou Caê. Esta edição do evento, recebeu mais de 1,3 mil inscrições de conjuntos. Eram esperados mais de 600 cavalos e 450 competidores de 11 estados do país, além de um público de 35 mil pessoas. Ainda estava prevista a realização de seis leilões.

A mobilização



O ato, apoiado pela ABQM e toda a Família Quartista, está marcado para as 8h, do dia 18 de junho, na Av. André Maggi, em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso (ALMT). Parlamentares do Estado também saíram em defesa da prática no MT, entre eles, Janaina Riva (MDB), Thiago Silva (MDB) e Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD).  “Vamos montar os nossos cavalos e defender a regularização dos esportes com equinos”, convocou Caê.

Fotos: Hugo Lemes

Mais noticias